Águas de Pará de Minas, publicação organizada por Sônia Maria Moreira Mariquito Naime (Junho 2005), mostra o mapa das águas do Município; tem sido utilizada como referência por estudantes, professores e simpatizantes da causa ambiental.
A obra foi disponibilizada pela sua organizadora Sônia Naime, Conselheira do Codema – Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente, desde a sua criação em 1997, para o Museu Histórico inserí-la no site institucional e, assim, facilitar a todos o acesso a ela. Desta forma, as preciosas informações nela contidas ficam disponíveis virtualmente.
O prefácio é de Charles Daniel França Salomão – Promotor de Justiça da Comarca de Pará de Minas, que nele diz : “Qualquer obra, artigo, iniciativa, ação governamental, palestras ou troca de idéias em torno do tema a respeito da preservação dos recursos hídricos merece toda a atenção possível, de forma a otimizar atitudes concretas, despertando a consciência da sociedade, desde o simples cidadão comum (…). Parabenizo a idealizadora desta obra pela feliz iniciativa de trazer ao público, através de séria pesquisa, valiosas informações sobre as “Águas de Pará de Minas”, despertando o senso crítico e alertando sobre a premente necessidade de agirmos em benefício do ecossistema local.”
A apresentação é de Ana Gabriela L. Fagundes – Engenheira Florestal do IEF – Instituto Estadual de Florestas: “Acreditamos que, quando cada um se conscientizar da importância da água em seu cotidiano, sua forma de agir vai melhorar e a natureza terá esperanças de recuperação”.

Clique aqui e faça o download.