Museu histórico conta a história dos índios em homenagem a sua contribuição em nossa cultura.

 

Na sexta-feira, 6 de abril, a Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional abriu a exposição “ArteFatos Indígenas” no Museu Histórico de Pará de Minas. Na mostra estão expostos objetos de rituais como máscaras e ornamentos corporais e até instrumentos musicais, além de peças do cotidiano das aldeias como machados, cerâmicas, cestaria, rodelas de fusos. São peças que ilustram as diferentes tradições dos povos indígenas. Também fazem parte da exposição painéis com pinturas de Marcucci e Senna e ainda vídeos do cotidiano indígena. A mostra tem o objetivo de valorizar os povos indígenas e a contribuição cultural que transmitiram para o país.

No dia da abertura, o Muspam recebeu os alunos da Escola Estadual Governador Valadares. “Todo ano nós fazemos essas visitas para mostrar aos alunos a contribuição indígena na nossa história. As crianças ficam extasiadas. A visão do índio é de alegria, de exuberância e muitas cores, e isso para elas, que estão nos anos inciais é muito positivo”, disse a supervisora da Escola, Idalina Lara.

A exposição ficará aberta ao público até o dia 19 de abril, data em que é comemorado o dia do Índio. De terça a sexta-feira, das 9 às 18 horas e aos domingos, de 9 às 12 horas.

Invalid slider ID or alias.