Publicação integra o acervo do Museu Histórico.

 

O livro que conta a história dos santos e das festas religiosas, foi publicado em 1859. Ele estava com a capa em péssimo estado de conservação e grande parte das páginas destruídas por traças. Depois do trabalho de restauração ele agora está reintegrado ao acervo do Museu Histórico de Pará de Minas.

A responsabilidade de recuperar a publicação, que tem a idade de Pará de Minas, foi do restaurador Evaldo Firmino da Silva, funcionário da Secretaria Municipal de Cultura. Ele conta que o trabalho minucioso durou 6 dias, começou com a higienização e desmontagem das páginas e em seguida os buracos formados pelas traças foram recompostos com papel japonês, material próprio para restauração. A capa do livro foi trocada. “A Ana Maria, gerente do Museu, entrou em contato comigo falando desse livro, solicitou a restauração e eu falei que era possível. O que eu gosto disso é a gratificação de ver o trabalho pronto e que um livro de 1859 não se perdeu no tempo.” contou o restaurador.

O livro foi doado ao museu em 2014 pela ex-vereadora Cristina Teodoro, pertenceu ao avô dela, Joaquim Moreira dos Santos. A publicação é dividida em dois volumes, o segundo ainda será restaurado, ele está com a capa em mau estado e também deteriorado pelas traças. “Essas restaurações são mais uma prova da importância do trabalho dos bastidores do museu. Ações que no dia a dia o público não vê. A casa recebe as doações, cataloga, promove a restauração e disponibiliza à comunidade a memória histórica do nosso povo” lembrou a gerente do Museu, Ana Maria Campos.

Os livros foram editados em Lisboa no século XIX e tem o português arcaico como linguagem. Agora de volta ao museu, a publicação restaurada está a disposição da comunidade para pesquisas. “O livro tem importância histórica por que nos conta como era a sociedade daquela época. Uma sociedade toda voltada para os festejos da igreja. É um testemunho importante de como era a vida na Vila do Pará, todo mundo girando em torno da igreja de Nossa Senhora da Piedade. É um livro maravilhoso, muito rico para pesquisas”, comentou Ana Maria.

O Museu Histórico de Pará de Minas fica na Rua Manoel Batista, 51 – Centro. O horário de funcionamento é de Terça a Sexta-feira, das 9h às 18h e aos Domingo, das 9h às 12h. A entrada é gratuita.