Presépio do Muspam foi cadastrado no Circuito de Presépios e Lapinhas de Minas Gerais.

 

O Museu histórico de Pará de Minas não resistiu a beleza e a magia da fé que o natal historicamente causa nas pessoas, e montou seu presépio. “Falar da parte artística do presépio é muito gratificante, por que são peças lindas e conservadas pelo Museu. A cada ano queremos deixá-lo mais bonito, sempre pensando no conceito ambiental, utilizando materiais recicláveis. Gosto muito de manter a tradição forte que o presépio carrega intacta”, disse Kleber Nonato de Souza, responsável pela montagem do presépio.

Ana Maria Campos, Gerente do Muspam contou que o Presépio foi montado com as peças do artista plástico Sica .“As peças fazem parte de um conjunto escultórico composto por 25 peças em cerâmica pintada, que integram o acervo do museu.. Elas nos foram doadas pela paróquia São Francisco em 2007, justamente para preservar essas obras. Convido a todos para contemplar e refletir, pois os presépios simbolizam o amor, a humildade, a fé e a esperança”, disse.

Este ano, o presépio do MUSPAM foi cadastrado na terceira edição do Circuito de Presépios e Lapinhas de Minas Gerais, promovido pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG). Os presépios cadastrados serão parte da contabilização da pontuação do ICMS Patrimônio Cultural, e serão reunidos em um guia online, disponibilizado no site do Iepha-MG.

O presépio encontra-se aberto à visitação pública de 04 de dezembro a 06 de janeiro do próximo ano , no horário de 9 às 18 horas de segunda à sexta-feira e aos domingos de 9 às 12 horas.