As visitas guiadas de alunos é uma das ações culturais desenvolvidas pelo Museu Histórico de Pará de Minas, com o objetivo de informar grupos, especialmente de alunos, sobre exposições em cartaz, peças do acervo e sobre sua história institucional. Na manhã desta quinta-feira, 25 de maio, duas turmas do quarto ano da Escola Estadual Torquato de Almeida foram recebidas pela Gerente do MUSPAM, Ana Maria Campos para uma aula diferente, em que aprenderam um pouco mais sobre a memória histórica de nossa cidade.

As crianças tiveram acesso a informações sobre a vida e contribuições de personalidades para o crescimento do município e puderam ver fotos, documentos, móveis e objetos considerados verdadeiras relíquias.

Para a professora Joelma Rodrigues, esse contato com o acervo ajuda os alunos a assimilarem conteúdos abordados em sala de aula. “A escola tem o intuito de promover essa relação do saber com a prática. A gente está visitando o museu com a ideia de que aqui a gente pode conhecer melhor a história que eles estudam na escola, ”, explicou Joelma.

Maria Luíza Lara Mendonça Silva tem nove anos e ficou encantada com tudo que viu. “É a primeira vez que venho ao museu e estou achando tudo muito legal. O que achei mais interessante foi o fogão a lenha que eu não conhecia e o ferro que só funcionava a carvão”, contou.

Como explica Ana Maria Campos, trabalhar a educação patrimonial com os alunos é uma forma de conscientizá-los sobre sua responsabilidade em preservar o patrimônio cultural e histórico.“Quando nós conhecemos mais profundamente a história, a gente cuida daqueles objetos e daqueles testemunhos que contam a história. Então os alunos saem daqui sabendo que têm que cuidar do prédio da escola, das praças e monumentos que são esses testemunhos da história da comunidade”, ressaltou Ana.

As escolas que se interessarem em agendar visitas no Museu devem entrar em contato pelo 3231-7790.

Invalid slider ID or alias.