Exposição coletiva de artistas pará-minenses é aberta em um dos museus mais visitados do Brasil.

A Casa dos Contos de Ouro Preto, ganhou ares de artes jamais vistas pela cidade mineira Patrimônio Cultural da Humanidade. A Exposição Coletiva de Artistas Pará-minenses é a atração principal do museu que é um dos mais visitados do Brasil. Estão expostas peças em cerâmica, quadros, esculturas e até uma réplica da estátua do Palhaço Benjamim de Oliveira. É uma amostra dos talentos de 32 artistas.

Pará de Minas e Ouro Preto nunca estiveram tão próximas. A vocação para as artes, comum entre as duas cidades é que possibilitou a exposição inédita. “Nós conseguimos realizar um grande sonho dos artistas de Pará de Minas, que é ter o apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Cultura para levar a sua arte ao conhecimento de todos. Esse intercâmbio cultural, dá essa notoriedade
que eles merecem”, disse Paulo Duarte, Secretário Municipal de Cultura e Comunicação Institucional. “Esse espaço deu uma oportunidade magnífica aos nossos artistas. Vamos mostrar esses talentos não só para Ouro Preto e sim para o mundo”, afirmou o Prefeito Elias Diniz que também participou da abertura da exposição.

Edward Carvalho é um dos artistas que expõe em Ouro Preto. Ele levou um quadro ao Museu Casa dos Contos. “É uma interação entre artistas com as mesmas raízes e uma oportunidade para mostrar o meu trabalho”, disse.

A artista plástica Ângela Xavier, que é pará-minense, mas mora em Ouro Preto há mais de 30 anos também participa da Exposição Coletiva. “É um prazer ter Pará de Minas aqui em Ouro Preto. Fiquei muito feliz, me senti integrada à minha cidade”, disse.

Também expõem os integrantes do Grupo de Produção de Cerâmica da Escola Municipal de Artes e Ofícios Raimundo Nogueira de Faria – SICA. A abertura da exposição foi marcada pela apresentação do Grupo Cantadeiras de Engenho. Os artistas que participam da mostra foram até Ouro Preto prestigiar o momento histórico para a arte pará-minense. Eles receberam as boas vindas pessoalmente do Prefeito e do Secretário Municipal de Cultura e Patrimônio da cidade histórica. “Estamos muito orgulhosos de poder receber esta exposição de artistas de Pará de Minas aqui em Ouro Preto. O Prefeito Elias, muito sensível à cultura e a arte nos trouxe essa bela mostra do talento dos artistas”, disse o Prefeito de Ouro Preto, Júlio Pimenta. O Secretário Municipal de Cultura e Patrimônio, Zaqueu Astoni, completou dizendo que “para Ouro Preto é um privilégio receber Pará de Minas, uma grande honra participar das comemorações dos 158 anos da cidade”.

A exposição foi aberta na noite do dia 28 de setembro e pode ser visitada gratuitamente até 22 de outubro, de terça a domingo de 10 h às 18 h e na segunda-feira de 14 h às 18 h. O Museu Casa dos Contos fica na Rua São José, 12 – Centro, Ouro Preto.

Invalid slider ID or alias.