Foco em respeito às diferenças abre Exposição no Muspam.

 

Nesta terça-feira, 20 de novembro, o Museu Histórico de Pará de Minas, em parceria com o Cesec – Centro Estadual de Educação Continuada Dona Afonsina, abriu a Exposição “Nu Corpo Nu”, e realizou um seminário sobre respeito às diferenças com a participação de Hércules Tolêdo Corrêa, professor da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. “Esta Exposição é um marco importante no trabalho do Cesec Dona Afonsina. Eu o conheci quando foram até Ouro Preto e fiquei encantado com o trabalho. Acabei me unindo à escola e escrevi um artigo, um relato de experiências sobre o trabalho. Com isso, nasceu nossa parceria e hoje vim a Pará de Minas para falar sobre o tema”, disse Hércules.

De acordo com Fernanda Antônia de Pádua Soares, da equipe de inclusão escolar, Pará de Minas tem desempenhado um papel muito importante na batalha contra o preconceito. “Pará de Minas é uma cidade formadora de opinião e é muito incisiva contra o preconceito, seja ele qual for. Trabalhei aqui por nove anos e carrego comigo tudo que eu aprendi. Então, nada mais justo que aqui faça parte desse cenário onde o mundo todo fala das diversidades”, disse.

De acordo com a diretora do Cesec Dona Afonsina, Idalila Mara de Araujo Souza, a Exposição e o Seminário partiu da necessidade em mostrar às pessoas que elas precisam se despir de seus preconceitos e enxergar os outros como eles verdadeiramente são. “Todos nós somos diferentes, e o bonito disso tudo é a diferença. Imagina se fôssemos todos iguais? E em muitos casos a diferença é causa de agressões. Nosso trabalho vem de encontro com a necessidade de mostrar que nós precisamos tirar essa cortina de preconceito, valorizar o ser humano com o potencial que ele tem”, disse a diretora.