Autor de quatro livros já publicados, o mineiro José Roberto Pereira lança, no próximo dia 28, a partir das 20 horas, a obra Um ninho coberto de penas, texto infantojuvenil que aborda, de forma emocionante, as relações homem x natureza e natureza x natureza. O lançamento ocorre pela Páginas Editora, de Belo Horizonte, e será no Museu Histórico de Pará de Minas (Muspam), região Central de Minas Gerais.

Para falar dessas complexas relações, José Roberto Pereira, que também é ator, com formação em Letras, narra a saga de dois filhotes de tucanos, que têm que passar por fortes provações em meio à natureza, ora acolhedora ora assustadora. O autor tem como ponto de partida o aprendizado que colheu na infância e início da juventude, período em que viveu no meio rural, trabalhando como lavrador. José Roberto é natural de Jaguara de Minas, distrito do município de Onça de Pitangui. Para Rosana de Mont’Alverne, escritora e editora de livro infantil e juvenil, que assina o texto de apresentação de Um ninho coberto de penas, a história de Pereira é “uma metáfora da vida no alto dos morros onde ninhos de penas bem poderiam ser barracões de zinco, sem telhado e sem pintura. Ninhos como lares onde vivem famílias, ainda que na maioria falte o pai e às vezes até a mãe. Penas como sofrimento e aflição. Mas a vida insiste porque o amor existe, porque irmãos que cuidam um do outro – como os filhotes de tucano da história – crescem na adversidade, se fortalecem juntos e atravessam os portais essenciais aos altos voos”.

As ilustrações do livro são assinadas pela artista angolana Beatriz Valdez, que consegue, com primor, imprimir a dramaticidade e a beleza trazidas pelo texto nas imagens que o acompanham. Beatriz também atuou em outro livro de José Roberto, A Joaninha e a Margarida (2008).

O Museu Histórico de Pará de Minas fica na Rua Manoel Bastista, número 51, Centro. O livro poderá ser adquirido pelo valor de R$ 32. Outras informações na Páginas Editora (31) 3412-5669 ou no Muspam (37) 3231-7790.